Educação 4.0: os investimentos no ensino do futuro

A “internet das coisas” já é uma realidade e o modo como aprendemos segue o fluxo das novas descobertas. A educação 4.0 surge como parte de uma revolução tecnológica e diversas startups, conhecidas como edtechs, vêm para popularizar o conceito.

É inegável que os avanços tecnológicos e a inovação têm impactado a sociedade como um todo. Diante da pandemia do novo coronavírus, diversos setores se reinventaram e investiram cada vez mais em tecnologias para vencer as barreiras do isolamento social. Um exemplo desse fenômeno foi o setor de educação.

Com um terreno fértil no Brasil, as edtechs viveram um boom na pandemia, passando de 200 empresas entre 2012 e 2017, para 559 em 2020, segundo a Distrito. Só em 2020 as edtechs cresceram 26%, de acordo com o relatório do Centro de Inovações para Educação Brasileira (CIEB) em conjunto com a Associação Brasileira de Startups (Abstartup). 

O movimento fez o segmento brilhar os olhos dos investidores nos anos seguintes, aumentando ainda mais o potencial do setor. Já em 2021, o  valor dos aportes em edtechs representou 5,6% do total para startups brasileiras, chegando a bater a marca de incríveis US$553,6 milhões.

Mas, a tendência de crescimento não é exclusiva do Brasil. No mundo, as Edtechs movimentam o mercado, trazendo cada vez mais soluções inovadoras tanto aos estudantes, quanto para escolas e investidores que aportam no setor. Nos Estados Unidos, por exemplo, país líder do mercado, o segmento cresceu cinco vezes em apenas quatro anos, segundo a startup Rocketseat. A união da tecnologia com a educação fez o mercado se deparar com um novo fenômeno – cada vez mais intenso e popular: a Educação 4.0.

Apontando para um caminho cada vez mais tecnológico, a Educação 4.0 coloca o ensino em um patamar de inovação, o beneficiando com práticas cada vez mais eficientes. Desde uso de análise de dados e machine learning, até trazendo sistemas mais avançados de gestão administrativa, financiamento, aulas online, gamificação e Inteligência Artificial (IA).

LEIA MAIS:

Por que as marcas estão tão interessadas no Metaverso?

Games: o que está por trás dos investimentos das empresas no segmento de jogos

Potencial da Educação 4.0 no mercado

Ao contrário de outros setores que estão saturados, as edtechs e a ampla diversidade do fenômeno Educação 4.0 possuem um espaço livre para o crescimento. O número de soluções existentes abrangem ensino básico, pré-vestibulares, educação corporativa e pós-graduação. Este último com cerca de 1,3 milhões de matrículas em 2021, alta de 4,8% se comparado a 2019.

O Censo da Educação Superior realizado em 2020 junto com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostrou que enquanto 46,6% dos estudantes ainda optam por aulas presenciais, 53,4% migraram para o ensino a distância. Ou seja, o país tem mais universitários online do que em sala de aula, mostrando uma necessidade clara por ferramentas digitais para esta demanda.

Dados da Abstartup mostram que 40% das edtechs são voltadas para alunos, 30% escolas, universidades e empresas e que ainda há espaço para o setor público, com apenas 12,9%. O mercado espera chegar a US$368 bilhões até 2025. Crescimento empurrado por uma demanda crescente e por um setor que não se vê como algo do futuro, mas do presente.

Desse modo, as edtechs são fundamentais para a revolução do ensino, e para transformar a Educação 4.0 em algo que seja frequente na rotina de bilhões de estudantes em todo mundo.

Inteligência Artificial, gameficação e realidade aumentada serão cada vez mais frequentes, o que impactará na formação de novos profissionais, antenados as mudanças sociais e digitais.

Em suma, a consequência dessa combinação será observada na economia como um todo, com o ganho de profissionais cada vez mais aptos a trabalhar com as chamadas “profissões do futuro”, além de do mercado educacional passar a atuar com processos mais fluidos e menos burocráticos.

_Seja Parceiro

Quer bater um papo e conhecer os cases da agência de forma detalhada? Topa um café? Basta ligar no telefone abaixo ou nos enviar um email pelo formulário ao lado!

Telefone: +55 11 96899-2389

Desenvolvido por TRIWI MARKETING DIGITAL com 💜 e  ☕
Todos os Direitos Reservados à VCRP Brasil®