Diversidade nas empresas: como avançar na inclusão LGBTQIA+

Estratégias são essenciais para promover mais igualdade, criatividade e inovação no ambiente corporativo

Diversidade e inclusão são temas que passaram a ocupar o centro dos debates em diferentes âmbitos da sociedade. Na política, publicidade e, também, no ambiente corporativo.

Empresas dos mais diferentes setores têm buscado desenvolver estratégias voltadas à diversidade para fomentar a equidade nas corporações. Mas ainda há muito para avançar, especialmente em relação à comunidade LGBTQIA+.

Segundo pesquisa do Center for Talent Innovation, 33% das empresas brasileiras não contratariam pessoas LGBTQIA+ para cargos de chefia. Enquanto isso, 41% dos funcionários LGBTQIA+ afirmam já terem sofrido algum tipo de discriminação em razão de sua orientação sexual ou identidade de gênero no ambiente de trabalho.

Leia também:

Por que as marcas estão tão interessadas no metaverso?

Ransomware: entenda sobre esse método de invasão de sistemas e veja como se proteger

A situação é ainda mais complicada para pessoas trans, que nem sequer costumam ter acesso a oportunidades de trabalho formal. Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), 90% dessa população tem a prostituição como fonte de renda e possibilidade de subsistência.

Apesar de nunca ter se falado tanto sobre diversidade e inclusão, as empresas ainda enfrentam o desafio de ir além do discurso e transformar as intenções em medidas efetivas, concretas e mensuráveis.

Confira, a seguir, o que tem sido feito em diversidade e inclusão da comunidade LGBTQIA+ no mercado de trabalho e como as empresas podem avançar nessa questão. Mas, antes, vamos entender melhor o que é diversidade.

O que é diversidade?

Os conceitos de diversidade, equidade e inclusão não são novos. Ainda assim, muitas pessoas ainda têm dúvida sobre o significado e só recentemente um número crescente de organizações começou a investir no tema.

Diversidade envolve ter e celebrar as diversas vozes dentro de uma organização. Uma empresa diversa é aquela que respeita as diferenças entre os funcionários e investe no bem-estar das pessoas.

Para isso, acolhe igualmente todas as raças, etnias, gêneros, orientações sexuais, idades e classes socioeconômicas.

A diversidade pode trazer inúmeras vantagens para o local de trabalho. Ao investir na promoção de uma cultura de respeito às diferenças e valorização de grupos minoritários, as companhias abrem espaço para o debate de ideias, criatividade e a otimização de resultados.

Além disso, empresas diversas, hoje, têm uma melhor reputação no mercado, tanto em relação aos clientes quanto como marca empregadora.

Como está a diversidade nas empresas?

Segundo a Pesquisa de Tendências no RH em 2022, realizada em uma parceria entre a Catho, marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos de forma gratuita, e a Reconnect|Happiness At Work, 60% dos Recursos Humanos das empresas não têm um programa de diversidade e inclusão para os colaboradores.

Além disso, as iniciativas existentes ainda são mais voltadas a mulheres, questões étnico-raciais e pessoas com deficiências, o que mostra que as políticas ainda não chegam a todos os grupos minoritários. É o que aponta, inclusive, o relatório Tendências de Gestão de Pessoas 2022, feito pela consultoria global GPTW (Great Place to Work).

Para se ter uma ideia, apenas 19% das empresas afirmam estar desenvolvendo alguma política voltada para a comunidade LGBTQIA+, segundo a pesquisa do Instituto Ethos.

É comum que as pessoas desse grupo minoritário sofram preconceito já nos processos seletivos. A ausência de um programa de diversidade nas empresas dificulta não apenas a ascensão profissional, mas a própria entrada e permanência desses indivíduos no âmbito do trabalho.

Inclusão LGBTQIA+: quem está fazendo e como?

Muitas empresas já estão fazendo a lição de casa ao adaptar processos de contratação e implementar políticas de inclusão voltadas à comunidade LGBTQIA+.

A Atento, empresa de telemarketing com sede em Madri, tem uma política estruturada para a diversidade, como a atração de profissionais trans. Já o Grupo Pão de Açúcar participa do #AgoraVai, festival cujo objetivo é capacitar pessoas trans para o mercado de trabalho.

A Revelo, maior empresa de tecnologia no mercado de recursos humanos da América Latina, também tem ajudado organizações a escalarem suas equipes e trazerem indivíduos talentosos e habilidosos de diferentes culturas, raças, gêneros, orientações sexuais e religiões.

Promover a diversidade nas empresas pode parecer um processo desafiador, mas é um compromisso essencial. Uma cultura de respeito às diferenças é benéfica não só para o ambiente corporativo, mas para a sociedade em sua totalidade.

_Mais para explorar

_Seja Parceiro

Quer bater um papo e conhecer os cases da agência de forma detalhada? Topa um café? Basta ligar no telefone abaixo ou nos enviar um email pelo formulário ao lado!

Telefone: +55 11 96899-2389

Desenvolvido por TRIWI MARKETING DIGITAL com 💜 e  ☕
Todos os Direitos Reservados à VCRP Brasil®