Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/html/wp-content/plugins/seo-redirection-premium/custom/lib/cf.SR_redirect_manager.class.php on line 100 Para CEO do VCRP Studio, humanização do conteúdo é fundamental para sucesso das marcas - VCRP Brasil

Para CEO do VCRP Studio, humanização do conteúdo é fundamental para sucesso das marcas

No aniversário de dois anos do braço de branded content e marketing digital da VCRP Brasil, a jornalista Paula Bezerra faz um balanço da operação, ressalta a importância da construção de marca e fala sobre o uso de dados nas empresas

A VCRP Brasil nasceu na inquietação de Vinícius Cordoni com o mercado de relações públicas. Era preciso algo inovador, que pensasse fora da caixinha, para dar maior visibilidade às empresas e seus projetos. Para ajudar a estruturar a VCPR Press, trouxe a jornalista Ludmilla Amaral, com larga experiência em grandes redações e produção de conteúdo.

No primeiro ano da pandemia de Covid-19, que impactou o mundo de uma forma nunca vista antes, surgiu a ideia de construir um braço de conteúdo. Em novembro de 2020, nascia o VCRP Studio comandado pela jornalista Paula Bezerra, ex-CNN Brasil, IstoÉ Dinheiro e Exame, com a mesma mentalidade de fazer a diferença na vida dos parceiros.

Nesta entrevista, Paula explica o que a levou a mudar a rota de sua trajetória profissional, faz um balanço dos dois anos de trabalho do Studio e explica a importância do pensamento de longo prazo para a construção de marca no mercado corporativo. 

A fim de oferecer aos clientes conteúdo de qualidade tanto voltado para o branded content quanto para o marketing digital, a CEO diz que, com a junção da expertise da equipe e a variedade de serviços oferecidos, é possível “estruturar projetos realmente 360º que trarão cada vez mais ganhos para a companhia”. Prova disso é o know-how com conteúdo para marca, redes sociais, comunicação interna e externa, produção de eventos para empresas, entre outros, além de PR.

Confira a jornada de Paula, os próximos passos da VCRP e as novidades na vertical de conteúdo e marketing digital:

Leia também: 

“Queremos ser a primeira business helper do país”, afirma CEO da VCRP

“Escuta ativa e muita empatia” – A cultura da VCRP pela COO Ludmilla Amaral

Como foi a sua trajetória até se tornar CEO da VCRP Studio?

A minha história na VCRP se mistura muito com a minha carreira. Comecei como jornalista de redação e passei muitos anos como repórter na área de economia e negócios. Minha primeira experiência foi na Exame, depois fui para a IstoÉ Dinheiro, onde fiquei quase quatro anos como repórter, além de ter uma coluna de negócios.

Conheci o conteúdo voltado para marcas ao voltar para a Editora Abril, dessa vez para trabalhar no Estúdio Abril Branded Content, gerenciando projetos para Exame, Veja, Superinteressante e 4 Rodas. Nessa época, trabalhávamos com empresas grandes como Petrobras e BTG, o que mostra que o segmento começava a crescer no Brasil e que o mercado começava a entender a importância do branded publishing, com as marcas sendo fontes primárias de informação.

Nesse processo, recebi um convite da Creditas – à época uma fintech que dava os primeiros passos, com apenas 300 funcionários – para montar e liderar sua área de conteúdo e pensar toda a estratégia de branded content, focando no fortalecimento da marca e na geração de leads. Fizemos um trabalho muito bacana com o marketing e, desse modo, conseguimos tornar a empresa um unicórnio, hoje com mais de 10 mil funcionários.

Saí da Creditas para a CNN, que ainda nem tinha estreado no Brasil, como editora-executiva do projeto CNN Business, para estruturar o time, pensar novos projetos e organizar a linha editorial. Infelizmente, assim que estreamos veio a pandemia, e isso marcou muito a minha carreira, já que estávamos começando um veículo daquela magnitude no país em meio à crise sanitária e à crise econômica, o que tornava tudo ainda mais desafiador.

Como foram os primeiros passos para a criação da parte de conteúdo da VCRP Brasil?

Eu e a Ludmilla Amaral já havíamos trabalhado juntas na IstoÉ e na Creditas (eu como líder de conteúdo e ela como líder de PR). Em uma conversa, comentei sobre a minha vontade de investir mais em algo “meu” e conhecer como estava o mercado — que, para minha sorte, segundo ela, estava muito aquecido. Ela então comentou que a VCRP não tinha expertise em branded content, mas que os parceiros sempre quiseram investir nisso.

Então, no fim de 2020, saí da CNN e estruturei o que se tornaria, em dezembro daquele ano, o VCRP Studio, focada em pensar como impulsionar os negócios de uma marca, criando conteúdo de qualidade. 

E qual o balanço que você faz desses dois anos de jornada? 

Quando estreamos, o VCRP Studio já contava com três clientes de peso: Stakes, Sinqia e GLab, da Editora Globo. Foi muito interessante ver como as empresas já entendiam a importância do investimento em branded content. O fato da VCRP ter clientes renomados em carteira no início da nossa trajetória fez uma enorme diferença. Conseguimos atender companhias como essas já na largada.

Falando da construção de marca, entendo que conteúdo deve ser pensado para o consumidor, sem esquecer que ele também é um ser humano. Temos que levar a experiência a outro patamar para gerar engajamento e fidelidade, fazendo com que as pessoas se sintam parte daquilo que consomem, seja um produto ou serviço. Isso é fundamental.

Como jornalista, entendo que o mercado evoluiu bastante nessa área, tanto que hoje não existem apenas veículos de comunicação tradicionais. As marcas se tornaram hubs de conteúdo cada vez mais relevantes e comprometidos em levar informação de qualidade aos consumidores. 

Quais os planos daqui para a frente?

Acredito que vamos avançar para oferecer cada vez mais serviços e projetos de ponta a ponta para os nossos parceiros. O nosso objetivo é tornar o trabalho e o processo ainda mais simples, unificados e inovadores. Assim como todo o Grupo, o Studio dobrou a sua receita nos últimos dois anos, e esperamos repetir o feito em 2022.

Para crescer em 2023, queremos olhar para novos mercados, no sentido de entender quais projetos a mais podemos oferecer para os nossos parceiros. De modo geral, a tendência é que facilitemos mais a vida dos nossos parceiros, proponhamos cada vez mais inovação e projetos que vão, de fato, impactar mais, porque já impactam o negócio deles.

Como você enxerga o papel das redes sociais na distribuição de conteúdo digital?

Recentemente, participei do maior evento de inovação da Europa, o Web Summit, em Lisboa, e acompanhei painéis que falavam justamente sobre o tema. Costumo brincar que as redes sociais são uma porta de entrada para o propósito da empresa, a construção de marca, a geração de valor sobre a sua marca, os objetivos, a visão, os valores, o que que ela quer comunicar e com quem ela deseja falar. 

Então, é muito importante que a empresa tenha bem claro primeiramente que é preciso investir em construção de marca e awareness. Graças a esse investimento, atrelado a uma excelente estratégia para falar com o público correto, ela terá grandes campanhas de performance. Independentemente da rede social que você queira trabalhar, no final do dia, é preciso contar com uma marca forte, trabalhá-la, investir em reputação e na credibilidade, ter um excelente planejamento a longo prazo do que vai comunicar e quem você quer atingir nessa comunicação. 

As redes sociais são um canal de entrada para começar a ter esse diálogo com o público, seja essa empresa B2B ou B2C. Essa estratégia deve estar bem amarrada até para distribuir outros tipos de conteúdo. Nesse sentido, o céu é o limite. 

Além do pilar de branded content, a VCRP Studio irá oferecer outros serviços. Quais são eles? E como está a sua expectativa em relação à VCRP Brasil?

É importante reforçar que a VCRP Studio nasceu de uma inquietude dos três sócios, a Ludmilla, o Vinicius e eu, em colocar o conteúdo como algo que vai impactar o business do nosso parceiro. Sempre falo que não temos produto de prateleira, mas alguns pilares prioritários com o que chamamos de branded publishing. E branded content é quando a marca usa a “credibilidade de veículos terceiros” para atingir e impactar cada vez mais pessoas. 

Dentro da VCRP Studio, oferecemos diversos tipos de projetos. Fazemos projetos voltados ao digital, com campanhas, planejamento, estratégia para redes sociais, social listening e monitoramento de marca. Desenvolvemos webinários, planejamentos e execução de comunicação interna, de comunicação externa, com hubs de conteúdo, newsletters, e-books, reports

Também temos um trabalho de SAC 2.0, juntamente com o social listening. Enfim, há um planejamento para trabalhar melhor empresas e porta-vozes no LinkedIn, por exemplo, com o que chamamos também de “CEO positioning” ou “C-level positioning”, que é quando trabalhamos um executivo em algum pilar ou rede social. Oferecemos tudo com muita expertise. Assim, conseguimos estruturar projetos realmente 360º que trarão cada vez mais ganhos para a companhia.

Por que o uso de dados tem sido um tema em alta quando falamos de produção de conteúdo para as marcas?

Os dados da campanha ou dos resultados ajudam a nortear se estamos nos comunicando com o público certo e tendo um bom desempenho. Na hora da construção de um conteúdo, eles nos ajudam a passar mais credibilidade, a mostrar que somos referência no mercado e sabemos o que dizemos. 

Temos sempre que usar os dados a nosso favor para pautar as nossas estratégias com direcionamento muito bem filtrado do resultado que queremos obter, quais são os KPIs e os OKRs que queremos conquistar para esse projeto, como vamos fazer isso e, ao construirmos um texto, mostrar mais credibilidade, trazer dados e fontes mais tangíveis para deixar o conteúdo simples e didático de modo que o leitor entenda o que a marca quer transmitir. 

Muita gente fala que os dados são o “novo petróleo”. Eu concordo. Os dados são preciosos, e temos de saber usá-los com expertise e cautela. Quanto mais informação qualificada você tem, melhor para quem recebe aquilo. E a capacidade de performance desse projeto se amplia. 

_Seja Parceiro

Quer bater um papo e conhecer os cases da agência de forma detalhada? Topa um café? Basta ligar no telefone abaixo ou nos enviar um email pelo formulário ao lado!

Telefone: +55 11 96899-2389

Desenvolvido por TRIWI MARKETING DIGITAL com 💜 e  ☕
Todos os Direitos Reservados à VCRP Brasil®