‘Aumentamos em 20% a aprovação de crédito de desbancarizados’, diz Fine, CEO da Innovative Assessments

Em entrevista, executivo explica a importância da psicologia aplicada e da economia comportamental para acelerar a inclusão financeira

Depois de ocupar cargos de gerência sênior e pesquisa na Midot, CareerHarmony, Israel Defense Forces, lecionar e publicar diversos artigos e, por mais de 20 anos, desenvolver e validar avaliações psicométricas para grandes organizações privadas e governamentais em todo o mundo, o psicólogo organizacional Saul Fine fundou a Innovative Assessments, empresa que adiciona elementos pessoais ao avaliar o empréstimo de crédito para clientes pessoa física.

Nesta entrevista ele revela os objetivos, desafios e impactos da fintech para o mercado brasileiro e como enxerga o cenário em 2022. 

Leia, a seguir, trechos da conversa:

VCRP Brasil: O que é a Innovative Assessments?

Saul Fine: A Innovative Assessment avalia o quanto alguém é “digno de crédito” baseado em seu caráter pessoal. Fazemos isso para que bancos e empresas de crédito emprestem dinheiro a pessoas desbancarizadas, aumentando a possibilidade desses clientes conseguirem crédito barato. Nossa abordagem é baseada na psicologia aplicada e na economia comportamental. Segundo elas, a maneira como um indivíduo se comporta influencia não só na sua situação financeira, mas, também, seu caráter pessoal.

Leia também:

Saiba quais são as tendências nos setores financeiro e de venture capital para 2022
Para COO da Tembici, meio de transporte mais eficiente não virá da tecnologia de veículos elétricos
IPO brasileiro em solo america: por que estamos abrindo capital fora do país?

Nosso objetivo é  permitir aos fornecedores de crédito identificarem clientes responsáveis e confiáveis entre aqueles que normalmente não se qualificam. Além disso, conhecer o cliente faz com que ele possa receber mais ofertas personalizadas de serviços bancários no longo prazo.

Como você pretende mudar o cenário de crédito no Brasil e ajudar na retomada econômica do país?

Queremos trabalhar ao lado daqueles que emprestam dinheiro para aproximá-los da população desbancarizada. Nossos dados são adicionados aos modelos atuais e podem ajudar a requalificar pessoas que tiveram pedidos de crédito recusados no passado. Aumentamos em 20% a aprovação de crédito de desbancarizados, sem ampliar o risco de calote para a empresa.

Por que trabalhar com brasileiros?
Atuamos em diversos países do mundo, mas o Brasil vive uma situação única, pois  é a maior economia da América Latina e tem 43 milhões de pessoas desbancarizadas. Porém, mais do que tamanho, o  país tem um dos maiores hubs de fintechs do mundo. Todos esses fatores fazem com que nossas soluções sejam um complemento ideal para que bancos e fornecedores de crédito promovam maior inclusão financeira.

Fale mais sobre o questionário psicométrico que vocês desenvolveram. Para que ele serve?
O “carro-chefe” da Innovative Assessments é o produto “digno de crédito” (Worthy Credit), uma plataforma que avalia o quanto uma pessoa merece de crédito baseado em seu comportamento financeiro. Trata-se de um teste psicométrico rápido que verifica uma série de competências pessoais relacionadas à psicologia do consumidor na tentativa de obter crédito.

O questionário foi desenvolvido por PhDs em psicologia e revisado nos últimos cinco anos, tendo como base pesquisas e conclusões empíricas de mais de 1,5 milhões de tomadores de crédito em mais de 20 países.

Qual a importância de promover a inclusão financeira no Brasil?

É importante considerar que promover a bancarização dos brasileiros vai ter mais impacto na economia do país do que a mesma iniciativa em locais  mais desenvolvidos, como Estados Unidos e Reino Unido, devido ao tamanho da população desbancarizada.

Quais suas expectativas para 2022?

Acredito que 2022 continuará sendo forte para as fintechs brasileiras e da América Latina. Com desenvolvimentos nas áreas de open banking e bancos digitais haverá espaço para crescimento e adoção dessas iniciativas, trazendo impactos tanto para os desbancarizados, como para os que já estão no sistema financeiro. Então, podemos esperar que produtos financeiros mais maduros sejam lançados e usados regularmente neste novo ano.

_Seja Parceiro

Quer bater um papo e conhecer os cases da agência de forma detalhada? Topa um café? Basta ligar no telefone abaixo ou nos enviar um email pelo formulário ao lado!

Telefone: +55 11 96899-2389

Desenvolvido por TRIWI MARKETING DIGITAL com 💜 e  ☕
Todos os Direitos Reservados à VCRP Brasil®